acesso restrito

Atendimento ao consumidor

54 3211.3230

Folheto de ofertas Multimercados

Encontre a loja Multi mais próxima da
sua casa e aproveite nossas ofertas.

lista de compras

churrascometro

Como congelar alimentos?

Veja 11 dicas essenciais para preservar nutrientes e evitar desperdício

Congelar alimentos permite que você cozinhe uma quantidade maior de comida por vez, adiando uma nova visita ao fogão e também proporcionando uma boa economia de gás. Além disso, dá para deixar legumes e carnes já picados, prontos para serem utilizados no futuro. Mas, para que essa técnica não vire uma dor de cabeça, anote alguns cuidados que vão te ajudar a preservar os nutrientes dos alimentos e evitar o desperdício.

Cuidados para congelar alimentos:

Congele tudo em saco plástico

Alimentos como sopas (se ela for mais concentrada ou com pedaços), carnes ou vegetais devem ser armazenados em sacos plásticos a vácuo, próprios para congelamento. Eles evitam que o gelo acumule e impedem a entrada de ar, garantindo a conservação dos nutrientes.

Alimentos crus

 Não podem ser congelados mais de uma vez. Isso porque, depois de descongelados, se não forem cozidos, estragam. O ideal é que você descongele, prepare o alimento e, após cozinhá-lo, congele novamente as porções já prontas.

Confira a temperatura

Esse é um detalhe importante. O indicado é que esteja abaixo de 18°C - nessa temperatura, é possível manter o alimento congelado por até três meses.

Freezer ou congelador?

Se a ideia é manter o alimento congelado até, no máximo, uma semana, utilize o congelador, que tem uma temperatura um pouco mais alta. Mas, se pretende armazenar a comida congelada por mais tempo, use o freezer.

Tempero sempre fresco

Ninguém merece perder horas e horas picando os ingredientes do tempero. Para evitar esse trabalhão, uma dica é cortar todos de uma vez e armazenar em potes no congelador. Depois, na hora de preparar os alimentos, é só descongelar e adicioná-los na mistura. Essa dica deixa seu dia a dia ainda mais prático.

Comidas prontas

Antes de congelar as comidas que você já preparou, deixe-as esfriar. Quando o alimento estiver na temperatura ambiente, coloque-o na embalagem, feche bem e leve ao congelador.

Evite congelar comida temperada

Opte por congelar os ingredientes do tempero separadamente e prefira temperar as comidas depois de descongeladas.

Não amontoe o congelador

Tente não lotar o congelador de potes e sacos. O adequado é que eles fiquem espaçados, assim, o ar gelado consegue circular de forma uniforme e preservar todos os alimentos igualmente.

Como congelar cada tipo de alimento:

Legumes - A dica é descascá-los bem, mergulhá-los em uma panela de água fervente e, assim que começar a ferver, deixar a água escorrer. Depois, é só colocá-los no saquinho a vácuo e congelar tudo.

Frutas - O apropriado é que você as lave, retire os caroços e não exagere na quantidade, só congele exatamente o que for consumir.

arnes congeladas - É possível congelar qualquer tipo de carne, porém, é preciso que elas estejam bem frescas. Limpe todas as partes, corte em pedaços, sem temperar, coloque em potes e armazene no congelador. 

O que não congelar:

Alimentos que já foram fritos ou que tenham sido preparados com condimentos que estragam rápido como, por exemplo, ovo, requeijão, maionese ou creme de leite. Outros produtos como queijos cremosos e iogurtes também não devem ser levados ao freezer, pois, quando congelados, perdem a textura e o sabor.  

Voltar